Sobre
A concepção da plataforma Analisa UFG, procurou evidenciar os dados de gestão, oferecendo um panorama importante para o tomador de decisão, assim como para a sociedade que busca encontrar e acompanhar indicadores de gestão da Universidade.
A Administração Superior da Universidade Federal de Goiás (UFG) possui uma crescente necessidade de acesso, manipulação e visualização de dados dos sistemas institucionais, com a finalidade de apoiá-los no planejamento, monitoramento e execução das atividades; oferecer respostas aos órgãos de auditoria e de controle externo; e prestar contas à comunidade interna e externa sobre os serviços oferecidos. Entende-se que a visualização de dados tratados favorece o entendimento, os torna intuitivos e mais simples para comunicar conceitos e ideias importantes.
Os atuais relatórios disponibilizados pelos sistemas institucionais da UFG não suprem as necessidades de seus gestores, uma vez que o detalhamento/agrupamento das informações é insuficiente em relação às demandas e necessidades do negócio. Uma saída viável para resolver o problema seria implementar ajustes personalizados em cada relatório/sistema para atender essas necessidades, porém o alto custo relacionado a esta customização e a variedade de solicitações inviabilizam essa abordagem.
Uma plataforma de dados provê aos gestores uma visão alinhada e unificada dos dados que antes se encontravam armazenados em base de dados distintas dos sistemas institucionais. Após a centralização da base de dados é necessário que as informações sejam classificadas de acordo com os fatos que mais demandam interesse da sociedade, aumentando assim a transparência e a participação social nas avaliações do serviço oferecido.
A plataforma Analisa UFG é um projeto desenvolvido conjuntamente pela Secretaria de Tecnologia e Informação (SeTI), por meio do Centro de Recursos Computacionais (CERCOMP), e a Secretaria de Planejamento, Avaliação e Informações Institucionais (SECPLAN), contando ainda com a colaboração das respectivas pró-reitorias. A Plataforma tem por objetivo agregar e tratar dados, disponibilizar painéis com indicadores quantitativos e gerenciais, além de relatórios dinâmicos para atender as particularidades e necessidades de dados das áreas finalísticas da UFG.
O projeto surgiu da reflexão entre técnicos e analistas da área de TI da UFG quanto à necessidade de disponibilização de uma plataforma de apoio à análise de dados. Os painéis de indicadores fornecem uma visão macro de informações sobre um determinado assunto. Já com os relatórios dinâmicos foi possível disponibilizar informações personalizadas e atualizadas diariamente, deixando o usuário gestor com maior autonomia na manipulação de relatórios, além de desonerar o órgão de TI da responsabilidade de repetidamente confeccioná-los.